É treeeta!

11/26/2015 Isabela Bracher 0 Comments

   A essa altura todo mundo provavelmente sabe que o trailer de Capitão América: Guerra Civil já saiu, e como qualquer pessoa sã, eu já vi o trailer 90239462030924346362 vezes e observei cada detalhe. Eu não tenho muito conhecimento sobre o mundo dos quadrinhos, conheço os heróis no geral e sei o básico de algumas histórias, mas já li e reli Guerra Civil várias vezes e estava muito ansiosa pelo trailer.
   Depois da 20323091408029 vez eu revi o trailer então, decidi fazer uma daquelas análises, por falta de palavra melhor. Não vou analisar quadro por quadro do trailer, até porque os trailers são editados pra que as coisas realmente não façam muito sentido, mas vou usar os quadrinhos pra dizer o que acho que vai acontecer. “Ah, mas quadrinhos são diferentes dos filmes, não vai ser igual, bla bla blaaaah”, eu sei, sou a primeira a dizer isso quando vejo um filme, mas acho sim que nos quadrinhos, especialmente na Guerra Civil, há alguns check points pelos quais eu acho que o filme vai passar.

AVISO: ESSE POST VAI CONTER SPOILERS SOBRE A HQ, ENTÃO LEIA POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO.



     Vamos começar entendendo a Guerra Civil.
   Nos quadrinhos, a causa da Guerra Civil foi a Lei de Registro dos Super-Humanos. Basicamente, se alguém tinha alguma habilidade especial, deveria ir até uma unidade do governo e fornecer todas as suas informações (incluindo nome, endereço e super-poder). Depois disso, os Supers seriam encaminhados para instalações de treinamento e viraria um agente do governo, recebendo salário, plano de saúde e tudo mais. O Registro, além de colocar os Super-Heróis na “regularidade” serviria também de controle sobre os poderes, como um registro de armas.
   Parece bom, né? Pra alguns sim, como no caso do Tony, do Quarteto Fantástico, da Jennifer Walters, já que eles que não esconde sua identidade. Mas para Matt Murdock, por exemplo, o advogado cego de Hell’s Kitchen, relevar sua identidade poderia colocar a vida de muita gente em perigo. Mesmo com todos já sabendo seu nome, Steve Rogers é contra o Registro porque, pra ele, seria uma violação do direito de liberdade, e colocaria em risco a vida dos Super Heróis e suas famílias.
   E foi assim que começou. Um lado, o do Tony, à favor do Registro, e do outro Steve, à favor da liberdade e da proteção dos Supers. No filme, como a identidade dos Super-Heróis não é um problema, acho que a oposição de Steve será a liberdade de ação deles.



- A Faísca da Guerra.
   A Lei de Registro já estava em andamento, mas o estopim que fez tudo se agilizar foi Nitro, um super vilão radioativo que foi encurralado pelos Novos Guerreiros (um grupo de super-heróis adolescentes que gravam suas ações e transmitem em um reality show) perto de uma escola, e explodiu matando mais de 600 crianças.
   No filme, dificilmente algo desse tipo envolvendo crianças vai acontecer, mas com certeza veremos uma catástrofe. Da forma como falam do Bucky, acho que OU ele vai causar a catástrofe, OU ele vai tentar impedir e transformar em algo ainda pior, OU alguém vai tentar incriminá-lo. De qualquer forma, ele vai estar envolvido, e esse vai ser um dos motivos da “Caça ao Bucky” do Tony. Tem também o rumor de que o Tony vai descobrir que o Bucky foi responsável pela morte do pai dele, e isso pode dar ainda mais motivação.



- A Queda de Golias
   Nos quadrinhos, Golias era um Super-Herói que tinha a habilidade de aumentar de tamanho. Em uma das lutas entre Team Cap e Team Tony, Golias é atingido por um raio pelo androide do Thor, criado pelo Tony. Esse foi um dos acontecimentos que mostraram que aquilo era realmente uma guerra, e mostrou a que ponto Tony e Maria Hill, diretora da Shield, poderiam chegar pra vencer. Foi também o motivo que fez Sue Storm abandonar Reed Richards e debandar pro lado do Steve.
   No filme, não acho que ninguém vá morrer porque os integrantes já são limitados, e todos os personagens, nesse ponto, são importantes demais pra morrerem, mas acho sim que algo em grande escala vai acontecer. Duvido que Maria Hill tenha grande poder de decisão, já que trabalha para as Indústrias Stark e não para uma agência do governo, mas ela deve estar envolvida. Quem deve ser a pessoa do governo é o General Ross, que sabe do que os Super-Poderosos são capazes pelas suas experiências com o Hulk (sim, O Incrível Hulk faz parte da cronologia oficial da MCU, choca), e é conhecido por ser Anti-Super.
   O filme também não possui os direitos do Quarteto Fantástico, então acho que nessa situação Natasha poderia mudar de lado, ou virar uma agente dupla, o que também temos nos quadrinhos.



- A justiça é cega
   Nos quadrinhos temos a prisão do Demolidor, que é mandado direto, sem julgamento, sem apelação, sem uma ligação, para a Zona Negativa, prisão criada pelo Reed para conter os Supers. Depois disso, Team Cap monta um plano pra conseguir libertá-lo, e isso dá início à batalha final da história.
   No trailer eu saiu na D23, que continha cenas que não estavam no trailer divulgado ontem, aparentemente tinham shots do Bucky preso em algum tipo de prisão. Meu palpite é que, em vez do Demolidor, Bucky seja preso, não na Zona Negativa, mas em algum lugar especial, criado para os Supers. Team Cap vai tentar resgatá-lo, e assim se inicia o que pode ser a ultima batalha entre os heróis no filme.



- A Suiça
   Temos 2 personagens que aparecem como neutros nos quadrinhos: Pantera Negra e Doutor Estranho. Namor também não se envolve no início, mas depois mostra sua aliança ao Steve.
   Desses personagens, só o Pantera aparecerá no filme. Acredito que T'Challa não tomará partido na Lei de Registro, já que ela não afetará Wakanda. Sua briga será contra o Bucky, e ele se aliará ao Tony para conseguir chegar ao seu objetivo: pegar o Bucky.
   Também acredito eu o Homem-Aranha não terá tanta importância no filme. Nos quadrinhos ele é fundamental para a história, mas naquele universo ele já era um herói consolidado, cuja opinião importava para muitos outros heróis. No filme, pelo que parece, ele acabou de iniciar sua carreira, e sua escolha por um lado não desequilibraria tanto a balança. Acredito eu no filme ele seja usado como um cabo de guerra, com Steve e Tony tentando convencê-lo  de que seu lado é o certo, ou “mais”certo, como se Peter Pudesse convencer a eles mesmos de que o que eles estão fazendo é realmente pelo bem maior.



- A queda do Capitão América
   O final dos quadrinhos não tem o clímax esperado da história, e provavelmente não funcionará no filme como o ultimo ato. Acredito sim que Steve se renda, já que esse é um ponto extremamente importante na história, mas não acho que seja realmente o fim.
   Há muitos personagens confirmados no filme que não aparecem na história. Minha teoria é: os acontecimentos da Guerra Civil serão uma parte do filme, mas o terceiro ato será inédito.
   Depois da rendição do Steve, os heróis se juntam novamente para derrotar o Barão Zemo, que ainda não vimos e não sabemos quão poderoso é. Ossos Cruzados, também confirmado, pode trabalhar com ele, e os dois podem se aproveitar da distração dos heróis pra tramar algo de proporções ainda maiores que a própria Guerra.

   E agora que passamos por muitos dos check points dos quadrinhos, vamos às minhas teorias (ou como eu gosto de chamar, “coisas que eu choraria se acontecesse no filme”).
   Pra começar, quero que Steve morra. Acho que seria foda pro Universo Cinematográfico como um todo se isso acontecesse. Mostraria que a Marvel não tem medo de arriscar, e daria oportunidade para outros heróis, como o Soldado Invernal e o Falcão, ganharem espaço. Ambos já assumiram o escudo do Steve, em ocasiões diferentes, e acho que seria legal ver no filme algo do tipo acontecer.
   Sem contar que ninguém na Marvel morre de verdade. Até agora temos o Coulson, com o projeto T.A.H.I.T.I., criado especialmente para os Vingadores, temos também os Inumanos como Jiaying, mãe da Sky-Daisy em Agents of SHIELD, e os vários experimentos que apareceram de relance em Jessica Jones, como o tratamento pelo qual Simpson passou que salvou sua vida, mas que o tornou extremamente volátil.


   Na minha teoria, Steve morre na Guerra Civil em decorrência de algo que o Barão Zemo faz, todos ficam extremamente tristes com isso, mas como resposta, vários Super-Heróis saem do esconderijo e começam a trabalhar. Os filmes que vão vim, Pantera Negra, Homem-Aranha, Doutor Estranho, e talvez até Thor: Ragnarok, isso se não confirmarem nenhum outro depois da Guerra Civil (cof, cof, Soldado Invernal e Viúva Negra, cof) fariam referências à morte do Steve, que seria uma motivação extra pra eles manterem o mundo a salvo de vilões como Zemo.
   Em Vingadores 3 – Parte 1, esse seria o time de novos heróis, trabalhando com Thor, o Hulk, War Machine, Visão, Feiticeira Escarlate, Falcão, Homem-Formiga e todos os outros heróis já apresentados, pra derrotar Thanos. Tony ficaria recluso por um tempo e não apareceria na primeira parte.
   Entre a primeira parte e a segunda, temos o filme da Capitã Marvel, Homem-Formiga e Vespa, e talvez um filme não anunciado (cof, cof, Soldado Invernal e Viúva Negra, cof, mas isso é mais pra “choraria se isso acontecesse” do que realmente uma teoria). Esse filme mostraria um pouco do mundo DURANTE o ataque ou reinado do Thanos, porque ele não é pouca bosta e vai ficar um bom tempo por lá. Pode mostrar também grupos de resistência (Novos Vingadores, de novo, sendo mais uma esperança do que palpite), e as tentativas, provavelmente infrutíferas, de revidar.
   E então vem a Parte 2. Aí eu acho que volta Steve, volta Tony, aparecem os Guardiões da Galáxia, talvez vejamos alguns vilões que perceberiam que tem sim coisa pior que eles (de olho em você, Loki), e os heróis da TV. Talvez Matt e Jessica não possam ajudar tanto na escala Thanos, mas a essa altura já teríamos apresentado o Punho de Ferro, que pode fazer alguns estragos.



   E depois disso se iniciaria uma geração totalmente nova de Super-Heróis. Não acredito que a Marvel continuará fazendo filmes com Capitão América e Homem de Ferro daqui  5 anos. Essa seria a hora perfeita de introduzir novos heróis, como os Novos Vingadores (sonha, Isabela, sonha), Namor, Jennifer Walters, e pode achar um espaço até pra um Thunderbolts, se o Esquadrão Suicida fizer todo o sucesso que promete. Quem sabe o que o futuro reserva? Provavelmente nem a Marvel, já que seus filmes são anunciados só depois de ver a recepção do público sobre os personagens (ainda no aguardo da segunda temporada de Jessica Jones).


   Mas é isso. São esses meus palpites. Devo ter errado feeeeio na maioria, mas é divertido pensar nessas teorias, e acho que muita coisa faz sentido. Ainda assim, se nada disso acontecer, vai se legal ser surpreendida.
   Se alguém tiver alguma teoria, escreve aí! Se alguém acha que eu sou super linda e inteligente, escreve aí! Se alguém acha que eu deveria trabalhar na Marvel, escreve aí! Se alguém acha que eu perco meu tempo escrevendo essas coisas, fica você sabendo que já estou de férias (praticamente), então fica caladinho e guarda suas palavras pra você, porque o mundo não precisa dessa negatividade toda. Falo mesmo.


You Might Also Like

0 comentários: